sexta-feira, 23 de março de 2012

atividade - escravidão


Escola: ________________________________________________________
Aluno(a) ---------------------------------------------------------------- nº ---------
Professora: Ana Cássia

1) Complete os espaços em branco de acordo com as características:
casa grande    -  senzala   - casa de engenho   -  os canaviais   -     capela.

a) Onde se encontravam os aparelhos destinados ao fábrica de açúcar:-------------------------------------
b) Morava o proprietário do Engenho e sua família. Nelas também podiam viver parentes e amigos que eram chamados de agregados: -----------------------------------------------------------------------------
c) Viviam os escravos, com pouca higiene, acorrentados para evitar fugas: ------------------------------
d) Lugar onde eram feitas as missas, festas religiosas dos santos: ------------------------------------------
A cana era colhida e transportada até os engenhos: --------------------------------------------------------

2) Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   )  A escravidão vem desde os tempos antigos de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores.
(   ) No Brasil assim como nas cidades antigas de Roma e Grécia os escravos eram bem tratados e tinham maior chance de comprar sua liberdade.
(   )  No  Brasil a escravidão teve início  com a produção  de açúcar na primeira metade do século XVI. os escravos eram utilizados para trabalhar nos engenhos de açúcar.

3) Como os escravos podiam se tornar livres?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Como os escravos eram tratados nas minas de ouro e fazendas de açúcar?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5) Porque o açúcar era um produto importante no período colonial?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6) O que eram os engenhos?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



7) Antes da abolição dos escravos em 13 de maio de 1889, algumas leis foram  “estabelecidas” na tentativa de diminuir a escravidão  no Brasil. Neste caso, responda a que se referia a cada uma das leis abaixo:
a) Lei Eusébio de Queiroz: (1850) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Lei dos Sexagenários (1871) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Lei do ventre Livre (1885) -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário