sexta-feira, 23 de março de 2012

PLANO DE AULA - TEMPO E HISTÓRIA


CONTEÚDO:

Tempo e História

OBJETIVOS:

·         Perceber que o passado pode ser analisado por meio do estudo de história.
·         Identificar a  relação entre tempo e história.
·         Perceber que entre os povos antigos não havia importância em registrar o tempo de maneira exata.

METODOLOGIA:

Aula expositiva do tema.
 Confecção da linha do tempo da vida de cada aluno.
Comparação de fotografias antigas com fotografias atuais observando as mudanças de alguns elementos.
Amostra de calendários de países, cujo tempo é contado diferente do nosso.

MATERIAL

Livro didático;
Cartolina;
Calendários de outros países.
Quadro-branco e pincel.

AVALIAÇÃO:
Avaliaremos os alunos através:
 Dos gestos e olhares atenciosos na hora da aula;
No momento da confecção da linha do tempo;
Através de perguntas;
Com atividades para verificar o aprendizado da aula.


TRABALHO DIRIGIDO – HISTÓRIA – 5º ANO
NOME: _______________________________________________
ESCOLA:
PROFESSORA: ___________________ DATA: ____/___/______
TEMPO E HISTÓRIA

1    1)   Escreva nos quadros abaixo tudo o que vem a sua mente quando você ouve a palavra tempo
 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2)   Você já deve ter ouvido falar a seguinte expressão “o tempo não para”. De que maneiras é possível perceber a passagem do tempo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)   Como se pode medir a passagem do tempo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)   Identifique  e circule nas frases abaixo quais são as medidas de tempo.

a)     A televisão chegou ao Brasil no final da década de 1940.
b)   A luta dos povos indígenas em defesa de suas terras vem ocorrendo desde a chegada dos portugueses, no século XVI.
c)    A lâmpada elétrica foi uma das mais importantes invenções do segundo milênio.

5)    Sublinhe nos trechos a seguir a data em que cada um dos fatos ocorreu.

a) No dia 13 de maio de 1988, foi assinada a lei Áurea que determinou a abolição da escravidão no Brasil.

b) A primeira emissora de televisão do Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, e se chamava TV Tupi.

c) No dia 18 de junho de 1908, chegou a cidade de Santos, o navio Kasato Maru. Nesse navio, vieram os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.


Década é o período correspondente a dez anos, ou seja, é o agrupamento do tempo de dez em dez anos.


6)      Observe o quadro a seguir e complete os espaços em branco, de acordo com cada década.

Década
Corresponde aos anos
1900
De 1901 a 1910
1910

1920

1930
De 1931 a 1940
1940

1950

1960
De 1961 a 1970
1970

1980

1990
De 1991 a 2000


Século é o período que corresponde a 100 anos



7)   Complete o quadro dos anos de acordo com o século correspondente.

Século
Corresponde aos anos
I
De 1 a 100
II

III
De 2001 a 300
IV

V

VI
De 501 a 600
VII

VIII

IX
De 801 a 900
X

XI

XII

XIII
De 1201 a 1300
XIV

XVI

XVII

XVIII

XIX
De 1901 a 1900
XX

XXI



Nenhum comentário:

Postar um comentário